A visão das pessoas se responsabiliza por cerca de 70% das informações que o cérebro recebe sensorialmente. Sabendo disso, engenheiros e arquitetos devem seguir um normativo para determinado nível de iluminância que atue positivamente na produtividade dos funcionários.

A NBR 5413 quem foi lançado em 1992 pela ABNT trata especificamente da iluminância de interiores. Nela existe uma cláusula em que determina ser de 500 a 1000 lux o nível ideal de iluminância em escritórios e ambientes administrativos.

Essa variação deverá levar em consideração as características do ambiente, bem como os tipos de trabalhos realizados no local.

Saiba que a iluminância quando dentro de seus padrões estabelecidos pela NBR 5413 influencia positivamente no ambiente de trabalho, gerando segurança e aumentando a produtividade dos funcionários.

Essa relação positiva vai muito além pois possibilita um relacionamento mais amigável entre as pessoas no escritório.

Neste artigo trataremos mais detalhadamente sobre a importância da iluminação natural nos escritórios e ambientes administrativos. Lembrando que a NBR 5413 também considera a iluminância advinda da luz natural.

A iluminação natural nos escritórios

Existem muitas vantagens atreladas a utilização da iluminação natural nos escritórios e demais ambientes administrativos.

Apesar de falarmos de iluminação natural devemos deixar claro que a NBR 5413 é aplicada em ambientes com iluminação natural como também artificial.

Um ponto positivo da iluminação natural é que ela é tida como difusa, sendo assim, se dispersa facilmente por todo o escritório ou ambiente, e isso dispensado intervenções de aparelhos, objetos ou pessoas, como por exemplo, espelhos, comumente encontrado em luminárias, e direcionadores de luz.

Esse conjunto de considerações levam à conclusão de que existem muitas vantagens quando se utiliza a iluminação natural nos escritórios. Por esta razão, todo técnico que se coloca para criar um projeto técnico de iluminação, pode considerar a luz natural.

É possível escolher dentre várias opções de luminárias, as que constam no acervo da Itaim.

As vantagens e os impactos da iluminação natural

No que diz respeito as vantagens e seus respectivos impactos positivos, a iluminação natural, que também é tratada pela NBR 5413 como dito anteriormente, e quando aplicada dentro da faixa de 500 a 1000 lux, oferece inúmeros benefícios às pessoas.

Alguns desses benefícios ou vantagens são os seguintes:

1. Geração de bem-estar individual;
2. Maior disposição em executar as atividades de trabalho;
3. Redução da possibilidade de acidentes;
4. Redução da probabilidade de erros ao executar as atividades de trabalho;
5. Melhora nas relações de convivência entre os colaboradores;
6. Percepção a respeito do ambiente de trabalho como um local agradável e também saudável;
7. Maior economia nos gastos com energia elétrica;
8. Aumento da produtividade por parte dos colaboradores;
9. Aumento da eficiência na execução das atividades de trabalho;
10. Melhora no foco;
11. Redução da possibilidade de desenvolver câncer de pele nas pessoas;
12. Transformação do ambiente de trabalho em um local alegre.

Não há dúvida alguma de que a iluminação natural é uma excelente fonte de luz para os escritórios e ambientes administrativos, conforme se verifica nos inúmeros benefícios e vantagens apresentados.

É uma fonte de lux eficiente e que economiza grandemente energia, além do que se difunde facilmente por todo o ambiente.

Dessa forma, é possível ter no escritório com excelente nível de iluminância, que atende as exigências fisiológicas das pessoas, bem como as normas técnicas da ABNT, a exemplo da NBR 5413.

Se estas informações foram suficientes para auxiliar você na criação de um projeto técnico de iluminância para um escritório ou qualquer outra área onde se desenvolverão atividades administrativas, então vale muito a pena compartilhar essas informações para que mais pessoas possam se beneficiar.

Havendo alguma dúvida, não hesite em entrar em contato conosco. Utilize o espaço reservado para comentários e exponha a sua dúvida, pergunta ou sugestão!